top of page

Métodos adotados pelas plantas para absorverem nutrientes do solo

Assim como nós, as plantas precisam de nutrientes. Embora as folhas também os consumam, a raiz é responsável por absorver com mais eficiência a maior parte deles. Tudo isso devido ao processo evolutivo das plantas.



Para falar de que forma as plantas são alimentadas, vamos conhecer os principais métodos usados por elas para extrair nutrientes do solo. Sendo eles:


- Fluxo de massa

As plantas funcionam como canais de comunicação entre o solo e a atmosfera, ou seja, atua como uma espécie de “canudo” tirando água do solo e devolvendo para o meio ambiente. Nesse processo em que a planta acaba sugando do solo diversos nutrientes, cerca de 90% da água do solo é liberada e apenas 10% é retido pela planta. Essa transferência é chamada de evapotranspiração. O fluxo de massa é responsável pela maior parte da absorção de nutrientes feita pelas plantas.


- Difusão

Uma vez que os nutrientes estão próximos às raízes, rapidamente são sugados por elas. Então no momento da sucção, os nutrientes que estavam distantes se espalham e acabam caminhando para áreas mais próximas das raízes. Existem nutrientes que são absorvidos preferencialmente ou muito influenciados por este processo.


- Interceptação Radicular

A menor parte dos nutrientes é absorvida por este método, mas ele existe e é importante considerar. Acontece pelo encontro da raiz com o nutriente a medida que ela vai crescendo e se desenvolvendo.


Conhecemos os três métodos das raízes que contribuem para a extração de nutrientes do solo, mas também existem fatores que afetam essa absorção. A temperatura registrada em cada dia, por exemplo, influencia diretamente. Independente da cultura, uma média do clima que facilita a absorção da maioria dos nutrientes é entre 15°C e 25°C.


Além disso, outro fator é o sistema radicular. Quanto mais rigoroso e com mais ramificações de raízes, melhor. A boa associação da planta com a microbiologia do solo também auxilia na absorção de nutrientes.



48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page